| BOLETIM DE INSCRIÇÃO | FICHA CURRICULAR | DESPACHO 20692_09 | EDITAL | CRONOGRAMA |

 

 

O mestrado em Enfermagem Comunitária, fundamenta-se no facto de que o Homem enquanto ser social integra grupos que vivem num espaço geográfico determinado, com valores e padrões culturais, sentimentos de pertença e com problemas e necessidades de saúde comuns.

As actuais políticas de saúde na Europa e em Portugal, enquadradas no contexto da globalização, tornam pertinente o desenvolvimento de especialização do conhecimento em enfermagem, que permita aos enfermeiros construírem uma visão integradora dos problemas de saúde das pessoas e grupos, na perspectiva do modelo ecológico de saúde.

É sabido que a Enfermagem no espaço da Saúde tem horizontes vastos que percorrem todo o ciclo vital…, e se consubstanciam numa perspectiva muito própria: a concepção da pluralidade humana, e a Comunidade de pessoas particulares que no conjunto das suas diferenças se organizam para viver e têm necessidades particulares que são contextualizadas em projectos de saúde.

É neste quadro que o Especialista em Enfermagem Comunitária trará os contributos necessários e sistematicamente reforçados nas orientações internacionais, desde Alma-Ata (1978), passando pelos valores básicos que fundamentam os princípios éticos da Saúde XXI (2000), ao actual Plano Nacional de Saúde (2004), que no capítulo Desenvolvimento Profissional Continuo, identifica como intervenções necessárias e objectivos estratégicos: "promover uma formação orientada para as necessidades…e de conteúdos de especialidades nas profissões da saúde."

O curso de 2º ciclo que se apresenta organiza-se em três semestres com 30 ECTS cada,

O primeiro semestre consta de um conjunto de unidades curriculares que constitui o tronco comum. Estas unidades curriculares promovem a aquisição de conhecimentos transversais e fundamentais ao desenvolvimento da área de especialização do conhecimento em enfermagem.

Pretende-se com esta organização promover a mobilidade de docentes e formandos, possibilitando a cada organização parceira creditar a formação efectuada e permitir ao mestrando optar pela área de especialização do conhecimento a desenvolver nos restantes semestres.

Os restantes semestres constituem-se no curso de especialização do conhecimento, que em conjunto com o 1º semestre atribuem o grau de mestre em enfermagem.